2ªfeira | 3ªfeira | 4ªfeira | 5ªfeira | 6ªfeira |
-Acolhimento em conselho | ||||
-Lanche -Actividades e projectos -Comunicações | -Lanche -Actividades e projectos -Comunicações | -Passeio/visita à comunidade | -Motricidade -Lanche -Actividades e projectos -Comunicações | -Lanche -Actividades e projectos -Comunicações |
Almoço | ||||
-Conta-me um conto (articulação com 1º ciclo | -Os pais vem ao jardim-de-infância | -Projecto Música de 15 em 15 dias com uma mãe | -Actividades decorrentes das necessidades do grupo (correspondência…) | -Arrumação e organização dos trabalhos -Conselho de 6ªfeira |
-Balanço em conselho |
A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, através da organização e relacionamento entre o som e o silêncio.
Os objectivos desta actividade (em articulação com uma encarregada de educação à quarta-feira à tarde) visam desenvolver competências ao nível de:
· Consciencialização no campo do ritmo, audição e expressão corporal;
· Desenvolvimento da atenção, do gosto e da sensibilidade em relação a música;
· Desinibição;
· Desenvolvimento da capacidade de memorização;
· Incentivo ao cantar.
E as actividades de música já tiveram inicio. Na última sessão experimentámos diferentes instrumentos...
E fizemos os nossos instrumentos
A nossa sala está aberta à disponibilidade e às actividades propostas pelos mesmos.
E também estes momentos já tiveram início, quem esteve presente foi a mãe Sofia que nos trouxe uma história "O príncipe e o mendigo"...
E depois fomos desenhar o que aconteceu na história. A mãe Sofia também desenha muito bem...
O Projecto "Conta-me um conto" surge em articulação com a "turma amiga" do 2ºano do 1º ciclo e é dinamizado à segunda-feira à tarde. Através de histórias partilhamos actividades e conteúdos inerentes a cada nível de ensino.
Eis alguns exemplos:
Através da história “Duendes dos legumes”, no âmbito do Projecto de Educação para a Saúde (dia mundial da alimentação) explorámos:
- Regras para uma alimentação saudável com a elaboração de um folheto informativo,
- Aquisição de novo vocabulário,
- Escrita de palavras (pré-escolar) frases e textos sobre alimentação saudável
- Elaboração de gráficos e tabelas de dupla entrada com as suas preferências alimentares(frutos), e roda dos alimentos.
Através da história “Os meninos de todas as cores”, no âmbito do racismo (dia mundial) explorámos:
- Exploração geográfica,
- Conhecimento do mundo (etnias e culturas diferentes),
- Desenvolvimento da oralidade com o reconto oral,
- Desenvolvimento da escrita com resumo/registo,
- Exploração matemática com noções de: quantidade, espaço, cor, número.
No âmbito do Conhecimento do Mundo (no trabalho de projecto), pedimos a juda à turma amiga e colocámos-lhe uma pergunta:
E os nossos amigos vieram mostrar-nos os pulmões...
E vieram mostrar-nos as guelras...
E com a ajuda da turma amiga aprendemos que:
Na tarde de sexta-feira existe um momento na nossa agenda semanal: Reunião de Conselho.
“Discutem-se brevemente mas com solenidade, os juízos negativos (dando palavra a cada um dos implicados): clarificam-se as posições, mas evita-se a violência de um julgamento. Aplaudem-se as pessoas implicadas pelos juízos positivos. Toma-se consciência das realizações significativas e orientam-se as sugestões para compromissos a assumir e acções a agendar a partir de segunda-feira…”
“Em conselho, a turma colegialmente, planeia, acompanha, regula, analisa, orienta e gere as aprendizagens”.
“Em conselho de cooperação educativa, constroem-se em suma, por aproximações sucessivas, a consciência e as estratégias para que cada um dos alunos, com o apoio do professor e dos seus pares, possa chegar aos objectivos comuns de aprendizagem”. Niza,S. (1998)
A nossa reunião surgiu da necessidade de conversarmos para fazer um balanço sobre os comportamentos e as regras. A reunião decorre na mesa grande onde o grupo começa por analisar o Diário de Grupo.
O diário é um instrumento que permite a liberdade de expressão. Permite criação de um juízo de valor (gostei/não gostei). É um catalisador de emoções, desloca no tempo o juízo sobre os factos. Possibilita a avaliação de atitudes, adequação de comportamentos e a resolução das ocorrências.Permite a “leitura” do desenvolvimento social e afectivo da turma. Como todos querem falar e justificar os comportamentos existem o presidente da reunião e o secretário que gerem e registam o decorrer da mesma.
É sempre elaborada uma acta (neste caso era a Margarida que secretariava a reunião) e é no decorrer deste diálogo em grande grupo que se parte para a elaboração de regras e de planificação do trabalho.
Parabéns.
ResponderEliminarVou já colcoar o endereço do vosso blogue no blogue da turma com que trabalho.
Gena